segunda-feira, 9 de março de 2009

Tecnologias de Informação como recursos pedagógicos.

Breve comentário:


Compreendem-se por tecnologia de informação todos os recursos disponíveis à sociedade para absorver informação, seja esta qual for. Temos como exemplo a TV e rádio, internet e até internet de bolso. Logicamente visaremos a informática e a internet.
A micro computação facilita o trabalho em qualquer área profissional. E não poderia ser diferente na educação. O professor deve contar com todos os recursos possíveis, até mesmo por que este recurso já é considerado um eletrodoméstico. Os alunos, em grande maioria já dominam ou ao menos conhecem o computador, principalmente com o crescimento das Lan houses, onde o acesso ao computador, às redes e a web são simplificados e baratos. Qualquer um que por curiosidade quiser pesquisar poderá observar a quantidade de crianças que freqüentam estes comércios, fora do horário de aula, geralmente acessam jogos on-line e em rede.
Daí surge um grande problema: E os nossos Professores também utilizam a informática? (ou podemos ainda especificar esta indagação): Será que nossos professores já perceberam que as crianças adoram ficar na frente do computador? e será que tem aproveitado este recurso para enriquecer as aulas e conquistar a atenção dos alunos? Sabemos que infelizmente, esta não é uma realidade. Os professores, (de forma geral) não têm acompanhado a evolução dos tempos e não praticam a formação continuada. Sabemos que são várias as justificativas para tal, mas até quando não perceberam que assim como outros profissionais, também tem a necessidade e o dever de acompanhar as novidades tecnológicas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a aprimorar nosso blog, comente o que leu!