Professores: Paulo William Costa da Silva
&
Carlos Eduardo Picaza de Araujo
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Carlos Eduardo Picaza de Araujo
Introdução:
Este documento busca nortear as ações que serão desenvolvidas no ano letivo de dois mil e dez. Para tal, será necessário que, façamos algumas considerações acerca do que é a Informática educativa, a visão desta como agente humanizador, como se encontra atualmente nesta Rede Municipal de Educação e por fim, sua atuação dentro do Centro de Articulações Pedagógicas.
A informática educativa pode ser definida como a inserção do computador no processo ensino-aprendizagem. Neste caso, sua utilização não é destinada ao aprendizado da operação da máquina, do conhecimento de softwares e programação mas, como recurso pedagógico facilitador do aprendizado, voltado a interatividade com o conteúdo do programa curricular, além da construção de hipertextos por meio de vários formatos midiáticos (som, imagem, vídeo, entre outros). Deve ser grande parceira do professor na preparação e planejamento de seu trabalho, também exercendo papel de facilitador, pois o professor pode utilizá-la para ganhar tempo nos registros comuns a sua rotina, daí a necessidade de adquirir habilidade na operação do microcomputador; além de contribuir significativamente com o processo de letramento dos envolvidos.
A partir do momento que os itens do parágrafo anterior são agregados à rotina escolar, incorporados a vida de educando e educador, a informática torna-se humanizadora e libertária, no sentido de estreitar a comunicação entre os indivíduos, com ela há possibilidade de apresentar ao mundo quem somos, de sermos ouvidos, de conhecermos novos lugares, ampliar o rol de amigos, enfim, o educando pode saciar sua vontade de conhecer e revelar-se; oferece ao usuário condições de elevar sua criticidade, de ter acesso a várias informações e pontos de vistas diferentes do mesmo assunto e fazer parte do mundo moderno e globalizado. Como podemos observar nos cursos de inclusão digital oferecidos nas U,Es.e no Telecentro Comunitário.
Após depararmos com tais considerações, devemos também nos ater à situação da informática na rede. Refiromo- nos, às condições estruturais, equipamentos, suplementos, manutenção e capacitação do recurso humano. Bem, parte de nossas Salas Ambiente de Informática são equipadas com computadores antigos, que permaneceram nas Unidades Escolares após o processo de municipalização, já outras receberam os laboratórios na primeira remessa do MEC/PROINFO em 2006, além das U.Es. contempladas com os novos laboratórios em 2009, por iniciativa da administração pública municipal. Em 2010 todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental receberão os laboratórios de informática enviados pelo MEC por meio do PROINFO. Vejamos abaixo um gráfico que ilustra a quantidade de laboratórios de Informática, conforme a época de aquisição:
A informática educativa pode ser definida como a inserção do computador no processo ensino-aprendizagem. Neste caso, sua utilização não é destinada ao aprendizado da operação da máquina, do conhecimento de softwares e programação mas, como recurso pedagógico facilitador do aprendizado, voltado a interatividade com o conteúdo do programa curricular, além da construção de hipertextos por meio de vários formatos midiáticos (som, imagem, vídeo, entre outros). Deve ser grande parceira do professor na preparação e planejamento de seu trabalho, também exercendo papel de facilitador, pois o professor pode utilizá-la para ganhar tempo nos registros comuns a sua rotina, daí a necessidade de adquirir habilidade na operação do microcomputador; além de contribuir significativamente com o processo de letramento dos envolvidos.
A partir do momento que os itens do parágrafo anterior são agregados à rotina escolar, incorporados a vida de educando e educador, a informática torna-se humanizadora e libertária, no sentido de estreitar a comunicação entre os indivíduos, com ela há possibilidade de apresentar ao mundo quem somos, de sermos ouvidos, de conhecermos novos lugares, ampliar o rol de amigos, enfim, o educando pode saciar sua vontade de conhecer e revelar-se; oferece ao usuário condições de elevar sua criticidade, de ter acesso a várias informações e pontos de vistas diferentes do mesmo assunto e fazer parte do mundo moderno e globalizado. Como podemos observar nos cursos de inclusão digital oferecidos nas U,Es.e no Telecentro Comunitário.
Após depararmos com tais considerações, devemos também nos ater à situação da informática na rede. Refiromo- nos, às condições estruturais, equipamentos, suplementos, manutenção e capacitação do recurso humano. Bem, parte de nossas Salas Ambiente de Informática são equipadas com computadores antigos, que permaneceram nas Unidades Escolares após o processo de municipalização, já outras receberam os laboratórios na primeira remessa do MEC/PROINFO em 2006, além das U.Es. contempladas com os novos laboratórios em 2009, por iniciativa da administração pública municipal. Em 2010 todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental receberão os laboratórios de informática enviados pelo MEC por meio do PROINFO. Vejamos abaixo um gráfico que ilustra a quantidade de laboratórios de Informática, conforme a época de aquisição:
Após o levantamento da quantidade de laboratórios que, serão entregues pelo Programa do Ministério da Educação, foi proposto por esta equipe que a alocação e remoção dos laboratórios sobressalentes seja executadas como o organograma:
Quanto aos equipamentos, vale lembrar que os computadores antigos serão recuperados conforme contrato com a empresa Cone Sul, para atender as necessidades das EMEIs, EMEIFs e CEIs não contempladas pelo Programa do MEC e que, por iniciativa da atual gestão, todas estas SAIs receberão uma lousa interativa para potencializar ainda mais o trabalho de nossos educadores. Segue gráfico abaixo com a quantidade de máquinas que temos atualmente na Rede Municipal de Educação, de acordo com os sistemas de implantação:
Temos um conflito de sistema operacional nos computadores da rede. Parte dela trabalha com Sistema Operacional Microsoft Windows e agora, todos os novos computadores desta recente remessa do PROINFO são Sistema Operacional Linux Educacional, assim temos (165 máquinas com MS Windows e 378 com Linux Educacional). O que nos acarretaria um problema enorme. Pois o ideal é trabalhar somente com um S.O., uma vez que nossos usuários podem utilizar as SAIs de escolas diferentes, teriam problemas enormes de compatibilidade de arquivos(pois os pacotes de Office são diferentes e ainda, coma familiaridade com as diferentes interfaces gráficas.
Com toda essa estrutura, o grande diferencial do trabalho desta equipe para o atual ano letivo, serão os treinamentos em informática para todos os educadores da rede e em paralelo os cursos de Inclusão Digital oferecidos às comunidades e a implantação de um sistema logístico para a manutenção de todos estes equipamentos, notamos a estimativa de atendimento para este ano no quadro abaixo:
Com toda essa estrutura, o grande diferencial do trabalho desta equipe para o atual ano letivo, serão os treinamentos em informática para todos os educadores da rede e em paralelo os cursos de Inclusão Digital oferecidos às comunidades e a implantação de um sistema logístico para a manutenção de todos estes equipamentos, notamos a estimativa de atendimento para este ano no quadro abaixo:
Além dos treinamentos apresentados, a equipe de Informática também atuará junto ao CAP- Centro de Articulações Pedagógicas no desenvolvimento de atividades em parceria com os demais especialistas; apoio aos eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e no auxílio das rotinas deste departamento, sempre proporcionado através da informática, trabalhos dotados de qualidade, estética e padronização.
Objetivos:
1. Implantação dos novos laboratórios de Informática;
2. Treinamento de Informática aos Profissionais da Educação, desta Rede Municipal de Educação;
3. Oferecer cursos de inclusão Digital em Unidades Escolares;
4. Visitas às Unidades Escolares para acompanhar o desenvolvimento de projetos que utilizem a SAI;
5. Implantação e treinamento da Lousa Interativa;
6. Implantação e divulgação do Portal da Educação de Ferraz de Vasconcelos;
7. Acompanhamento e suporte aos Blogs das Escolas;
8. Acompanhamento e suporte GSE- Gestão para o Sucesso Escolar (curso destinado aos Gestores);
9. Participação e apoio nas atividades desenvolvidas pelo CAP;
10. Desenvolver ações conjuntas com especialistas do departamento em beneficio da educação ferrazense;
11. Acompanhar e Orientar as ações do Telecentro Comunitário.
Equipe de Trabalho:
A divisão de Informática Educativa é composta pelos Professores Paulo Wiliam e Carlos Eduardo. Além de contar com o auxilio de toda equipe do CAP e orientação da supervisora Rosimeire Simões Alves.
Plano de ação:
O trabalho desta equipe será dividido nos seguintes momentos:
1. Acompanharemos toda a implantação dos novos laboratórios de informática, bem como conhecer seu sistema operacional (uma versão do Linux);
1. Acompanharemos toda a implantação dos novos laboratórios de informática, bem como conhecer seu sistema operacional (uma versão do Linux);
2. Planejaremos os treinamentos para os Profissionais da Educação, em formato de cursos optativos, oferecidos rotineiramente na última semana de cada mês, no período da noite.
3. Em continuidade aos Cursos de Inclusão Digital: CID (Como chamamos), nas EMEFs. Halim Abissamra, Joracy Cruz e Antonio Bernadino Correa. Neste ano, os cursos serão a caráter Intensivo. Os partcipantes terão conhecimentos básicos em Sistema Operacional Linux e BrOffice. Estes cursos serão ministrados no período noturno, com carga horária de 42 horas, pelos professores Paulo e Carlos.
4. Depois de ministradas as formações aos Professores, iremos visitar as Unidades Escolares, cujos professores tenham participado dos treinamentos para acompanhar e orientar os projetos em desenvolvimento;
5. Na semana de cursos Optativos será ministrado, também à noite, um treinamento da lousa Interativa Smartboard. Este equipamento já foi instalado em algumas U.E. e durante este ano sua implantação continuará em andamento.
Implantação de Lousas Interativas:
U.Es. que receberam Implantação da Lousa Interativa: U.Es. que receberão Implantação da Lousa Interativa em 2010:
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6. Estamos em constante contato com os web designers da Conesul para concluir a construção do Portal Educacional de Ferraz de Vasconcelos. Esta ferramenta será muito importante para toda a rede, pois estreitará e dinamizará a comunicação entre Secretaria Municipal de Educação e as Unidades Escolares e ainda, oferecerá vários recursos pedagógicos para facilitará o cotidiano de todos os envolvidos nas comunidades escolares.
7. Manteremos o suporte aos blogs das U.Es. no decorrer de todo o ano. Com o objetivo oferecer um meio de comunicação e exposição das atividades escolares.
8. Ao GSE-curso de Gestão para o Sucesso Escolar, oferecido pela Fundação Lemann aos gestores da Rede Municipal de Educação, continuaremos oferecendo suporte técnico aos diretores e estreitando os canais de comunicação ente tutores e alunos.
9. De acordo com a necessidade, oferecer suporte as atividades desenvolvidas pelo CAP.
10. Conforme planejado, ministrar formações conjuntas como os demais especialistas do CAP para atender as necessidades dos Professores da Rede.
11. Acompanharemos os cursos do Telecentro Comunitário, bem como reunir o Conselho Gestor quando necessário.
Material e Recursos:
Utilizamos necessariamente as Salas Ambientes de Informática para as capacitações e cursos de Inclusão Digital. Além de recursos multimídia e suplementos de informática.
Registro:
Todas as ações da Divisão de Informática Educativa serão registradas no Portal Educacional, no Blog da Informática Educativa e também em portfólio.
Avaliação:
Utilizamos como instrumento de avaliação de nossas formações, uma enquete. Para as demais ações utilizamos os resultados da Avaliação Institucional.
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