quarta-feira, 2 de março de 2011

Curso On-line de Linux Educacional

Olá Pessoal,

Além de todas as formações oferecidas pela Rede Municipal de Educação, apresentamos também este nova opção para a formação de professores para o uso de tecnologias.


Devido à expansão do acesso aos meios de comunicação e informação, como a televisão e o computador, crianças e adolescentes estão cada vez mais habituados a aprender por meio de sons e imagens. Esses processos de aprendizagem, no entanto, também devem fazer parte do contexto escolar, de maneira que as vivências dos alunos nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) sejam aliadas às práticas pedagógicas.
O papel do docente é, portanto, de  grande relevância nesse processo: ele é atuante e coadjuvante na interação aluno-meio, propondo ações que levem ao questionamento e à reflexão e que possam provocar a criticidade do aluno e desenvolver seu raciocínio, possibilitando, assim, a construção do conhecimento. O professor, nesse contexto que ora se apresenta, deixa de ser a única fonte de informação dos estudantes e passa a ter a oportunidade de tornar-se um mediador entre o conhecimento acadêmico e o aluno.
Ao elaborar práticas baseadas em situações contextualizadas com a realidade dos educandos, os professores possibilitam que as aprendizagens se tornem mais significativas para os seus alunos. Aliar as TICs à educação é acreditar que as práticas pedagógicas podem ser enriquecidas e podem despertar a curiosidade, a criatividade e a postura crítica do aluno.
O curso Linux Educacional surge, portanto, com a intenção de que o professor, ao fazer uso pedagógico das tecnologias digitais, tenha suas ações otimizadas e valorizadas no contexto escolar. Para tanto, a pesquisa, o planejamento e a prática apoiada por critérios de análise são favorecidos no curso, o qual também oportuniza a socialização e o debate acerca de propostas pedagógicas. 
Dedicado ao uso do computador e da internet no âmbito escolar, e com fins pedagógicos, o curso foi desenvolvido para que você, professor, possa se tornar um multiplicador.
Multiplicador de entusiasmo, de criatividade, de práticas vinculadas às TICs e de uso adequado do laboratório de informática. Essas, entre tantas outras possibilidades, desencadear-se-ão a partir do estudo dos módulos que compõem o curso. Portanto, ao fazer esse curso, você estará contribuindo para a melhoria do seu trabalho e cooperando com toda a comunidade escolar. 
Que este curso seja um despertar para as inúmeras possibilidades do fazer pedagógico! 

Bom curso e boas práticas! 

Créditos:
Equipe Linux Educacional
Fonte: (http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/pdf/guiadoaluno.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a aprimorar nosso blog, comente o que leu!