quarta-feira, 16 de março de 2011

Multimídias na Educação:

Olá mais uma vez pessoal,
olhem só estava eu preparando as próximas formações da Informática Educativa e busquei uma apostila de um curso que havia feito a alguns anos atrás, daí achei legal postar uma parte para os interessados em informática educativa. Espero que possa contribuir.

Tecnologia:
Quando ouvimos falar em tecnologia, normalmente nos vem à cabeça a idéia de complexos artefatos tecnológicos, de forma que não nos damos conta de que utilizamos diversas tecnologias que já estão incorporadas ao nosso cotidiano. Podemos citar como exemplos simples: canetas, lápis, talheres, óculos, termômetros etc.
Do grego tekhno- (de tékhné, ‘arte’,) e -logía (de lógos, ou ‘linguagem, proposição’).  Tecnologia é um termo usado para atividades de domínio humano, embasada no conhecimento, manuseio de um processo e ou ferramentas e que tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais à competência natural, proporcionando desta forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas, desde os primórdios do             tempo, e historicamente relatadas como revoluções tecnológicas.
 tecnologia pode ser vista, assim, como artefato, cultura, atividade com determinado objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus processos etc.
A terminologia TIC (tecnologias de informação e comunicação), especificamente, envolve a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos e digitais, como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Resultou da fusão das tecnologias de informação, antes referenciadas como informática, e as tecnologias de comunicação, relativas às telecomunicações e mídia eletrônica.

Mídias
Nos dias atuais, se tornou necessário criar espaços para a identificação e o diálogo entre várias formas de linguagem, permitindo que as pessoas se expressem de diferentes maneiras. A linguagem por si só, já constitui um instrumento de interação entre o pensamento humano e o seu meio. Essa comunicação pode ocorrer de modo direto ou pode ser mediada por outros instrumentos e artefatos (tecnologias).
Considerando-se que o indivíduo se desenvolve e interage com o mundo utilizando suas múltiplas capacidades de expressão por meio de variadas linguagens constituídas de signos orais, textuais, gráficos,                               imagéticos, sonoros, entre outros, as mídias passam a configurar novas maneiras para os indivíduos utilizarem e ampliarem suas   possibilidades   de   expressão,   constituindo   novas interfaces para captarem e interagirem com o mundo.
Termo usado para referenciar um vasto e complexo sistema de expressão e de comunicação. Literalmente “mídia” é o plural da palavra “meio”, cujos correspondentes em latim são “media” e “medium”, respectivamente.
Na atualidade, mídias é uma terminologia usada para: suporte de difusão e veiculação da informação (rádio, televisão, jornal), para gerar informação (máquina fotográfica e filmadora).
A mídia também é organizada pela maneira como uma informação é transformada e disseminada (mídia impressa, mídia eletrônica, mídia digital...), além do seu aparato físico ou tecnológico empregado no registro de informações (fitas de videocassete, CD-ROM, DVDs).
Evolução da conceituação de mídia
Considerando a mutação das terminologias ao longo do tempo, bem como a amplitude que elas abarcam nos dias atuais, comumente é usado o termo “mídias”, no plural, pois como bem destaca Santaella:

“O termo mídias no plural visa pôr em relevo os traços diferenciais de cada mídia, para caracterizar a cultu-
ra que nasce nos trânsitos, intercâmbios e misturas entre os diferentes meios de comunicação” (1992, p.138).

Assim, a palavra mídias foi adotada e redimensionada nas sucessivas décadas do século XX, com o intuito de ampliar e tornar flexível o conceito.
Com relação às tecnologias da mídia de massa, destacam-se três grandes transformações segundo Dizard (1998):
Abordaremos com mais profundidade, ao longo do curso, as diferentes mídias e como elas vão sendo ou podem ser incorporadas ao cotidiano das escolas.
Novas terminologias:
Por efeito dos computadores e da digitalização, todas as formas e instrumentos da mídia estão cada vez mais se fundindo em sistemas inter-relacionados (Dizard, 1998). A tecnologia computacional torna-se assim o elo para todas as formas de produção de informação e de entretenimento: som, vídeo, mapas e impressos. Com o advento do computador, com a crescente importância de comunicação texto-áudio-visual e do acesso e utilização de informações em todos os campos de atuação dos indivíduos, novas formas de combinação de aparatos tecnológicos foram viabilizadas, bem como surgiram novas nomenclaturas para referenciar as novas formas de comunicação e de aquisição, armazenamento, processamento, produção e distribuição de informação.
Diversos conceitos, já utilizados em contextos anteriores à era da informática, foram redimensionados e retornaram com novo vigor.

Mídia antiga e nova mídia
Enfocando as transformações ocorridas na mídia, à medida em que as mesmas se adequavam às novas realidades da era da informação, Dizard (1998) opta por adotar a nomenclatura mídia antiga e nova mídia enquanto as formas de interação e de fusão entre as mesmas estão se configurando.
Uma lista parcial da nova mídia inclui os computadores multimídia, CD-ROM, discos laser, os aparelhos de fac-símile,
bancos de dados portáteis, livros eletrônicos, redes de videotextos, telefones e satélites de transmissão direta de                televisão etc.
Tomadas em conjunto, as inovações tecnológicas de telecomunicações e de informação possibilitam o              fornecimento de informações praticamente em toda parte e sob qualquer forma - verbal e sonora, impressa ou em vídeo.
Dizard (1998), adequando as novas tecnologias à definição de mídia de massa, destaca que a inovação mais importante é a distribuição de produtos de voz, vídeo e impressos num canal eletrônico comum, muitas vezes em formatos interativos bidirecionais que dão aos consumidores mais controle sobre quais serviços recebem, quando obtê-los e sob que forma, ao contrário, por exemplo, das mídias de massa tradicionais, como a televisão e o jornal, onde o indivíduo tem um papel puramente passivo, de receptor da informação.

TICs na educação

O advento das TICs revolucionou nossa relação com a informação. Se antes a questão-chave era como ter acesso às informações, hoje elas estão por toda parte, sendo transmitidas pelos diversos meios de comunicação. A informação e o conhecimento não se encontram mais fechados no âmbito da escola, mas foram democratizados. O novo desafio que se abre na educação, frente a esse novo contexto, é como orientar o aluno a saber o que fazer com essa informação, de forma a internalizá-la na forma de conhecimento e, principalmente, como fazer para que ele saiba aplicar este conhecimento de forma independente e responsável.
Segundo Almeida, compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis na escola, bem como criar dinâmicas que permitam estabelecer o diálogo entre as formas de linguagem das mídias, são desafios para a educação atual.




Créditos: Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação - SEED - MEC

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Pedagogia de projetos e integração de mídia. Disponível
em:  http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt5.htm.   Acesso   em   26/09/2005.

BELLONI, M. L. (2001) O que é mídia-educação / Maria Luiza Belloni - Campinas, SP: Autores Associados
(Coleção polêmicas do nosso tempo; 78)

DIZARD, W. P. (1998) A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação / Wilson Dizard
Jr.; tradução [da 2ª ed.], Edmond Jorge; revisão técnica, Tony Queiroga - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

MC LUHAN (1979), M. Os meios de comunicação como extensões do homem. 5ª ed. São Paulo,
Cultrix (trad. Brasileira).

SANTAELLA, L (1992). Cultura das mídias (2ª Ed. 1996) SP: Experimento.

Para a delimitação de terminologias foram consultados alguns pesquisadores por correio eletrônico, livros,
bem como dicionários e enciclopédias eletrônicas (Houaiss, TechWeb (http://content.techweb.com) e
Wikipedia   (http://www.wikipedia.org)).

4 comentários:

  1. oi, prestei uma seletiva interna (prefeitura de São Vicente) para educador digital. Muito bem, agora sou ED. Temos aqui apenas uma lousa digital por escola. O Curso que recebi continha apenas conhecimento das ferramentas da lousa. Porem eu quero aprender profundamente, tornar-me uma expert em montagem de aulas na lousa digital. Onde faço um curso decente. Há alguma apostila boa, que me leve a realmente a aprender?
    thanks
    Gina

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  2. Boa noite, colega, Gina, primeiramente, fico feliz por recebe- la em nosso blog. Saudações a esta cidade que amo de Paixão! Tenho grande apreço por São Vicente. Bem, vamos ao que interessa. Sou formador de informática em minha rede (Ferraz de Vasconcelos/SP). Também temos uma lousa por escola, fica na sala de informática. Para poder te ajudar melhor, gostaria de saber que tipo de lousa vocês usam, se é Smartboard, DeachTech ou ... aguardo sua resposta.

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  3. eu gostei , é muito ku

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  4. Gina zil quer da uma de intelectual avá uma rapariga dessas

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