quinta-feira, 14 de abril de 2011

Existe vida alem da Times New Roman?

É notório que o sistema operacional mais utilizado no mundo (o que é uma pena ) seja o Windows. Por muitos anos a Microsoft usou a fonte Times New Roman para 99.9% das suas aplicações , tornando assim uma das fontes mais difundidas e utilizadas em muitos lugares(Brasil por exemplo), na sequência mas não menos pior temos Arial e Comic Sans.

Não que eu tenha nada contra as essas fontes em particular, o problema não é a fonte e sim o seu uso. A maioria das pessoas usa a fonte padrão (Times New Roman nas versões mais antigas e Calibri nas duas ultimas versões) do Word, não que isso seja um crime inafiançável porem é preciso ter alguns cuidados para escolher fontes.

Assim como não vamos de terno e gravata à praia, não podemos sair colocando a primeira fonte que encontramos só porque é bonitinha ou padrão.

Tipos de fonte

Nós temos diversos tipos de fontes. Mas podemos classificar , a grosso modo, em cinco categorias : Old Style, Transitional, Modern, Slab Serif, Sans Serif, Display e Script.

Existem na verdade uma infinidade de fontes, já que qualquer pessoa com m pouco de tempo e paciência pode criar a sua, as citadas acima são as categorias mais conhecidas. Neste post vamos analisar duas Serif e as San Serif.

Fontes Serif ou “Serifadas”

São aquelas com perninhas, um exemplo é a Times New Roman:


Alguns especialistas afirmam que as ditas “perninhas" facilitam a leitura. Porem na provas de que isso seja verdade e no nosso caso estamos falando sobre estética e não leitura dinâmica :)

Fontes San Serif ou “Sem Serifa”

Bem a essa altura você deduziu que as fontes San Serif, não têm "perninha" certo?


Serifa x Sem Serifa

Vou direto ao ponto, fontes serifadas são mais formais e cabem a documentos formais, já as sem serifas são mais informais e usadas em situações desde tipo.

Dicas para não errar no dia-a-dia:

  1. Seja simples;
  2. Saia do óbvio ou censo comum;
  3. Fontes Serifadas são mais sóbrias;
  4. Fontes sem serifas são mais casuais.

Quando eu digo “Seja simples”, quero dizer que ao escolher uma fonte seja direto: serifa para formal e sem serifa para o informal. Já no caso de “Saia do óbvio ou censo comum”, quero dizer que ao escolher uma fonte eu não que você pense: Times New Roman formal e Arial informal :D

Espero ter esclarecido um pouco essa questão de fontes.

Ps. A fonte Comic Sans fica para o próximo post :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a aprimorar nosso blog, comente o que leu!