quinta-feira, 28 de julho de 2011

Transmita ideias, não leia documentos!

Recentemente por conta do grande número de capacitações e treinamentos que tenho feito na rede de Ferraz de Vasconcelos, tenho estudado e me empenhado muito para fazer boas apresentações de Power Point, e para minha surpresa percebi que as pessoas não dão a mínima para suas apresentações e que normalmente fazem uma apresentação todinha usando uma única técnica, Ctrl+C e Ctrl+V ou para os menos versados o famoso “Copia”  e “Cola” ...
Em primeiro lugar vamos deixar claro: Power Point é uma mídia! Tá mais o que é mídia? Bem em uma visualização minimalista e capitalista mídia é todo e qualquer meio de comunicação que possa ser usado para vender(lembre-se capitalista) um produto ou ideia. Partindo deste ponto podemos afirmar então que assim como a Coca Cola investe milhões em campanhas publicitárias você deveria ao menos dedicar algumas horas para suas apresentações de Power Point.
Façamos uma comparação simples em uma mídia rápida(TV ou Rádio por exemplo) o tempo e escasso(em média trinta segundos), porem você tem a repetição. Com o Power Point a coisa se inverte quando você apresenta uma ideia você normalmente tem mais tempo(em média 15 minutos) porem você só tem uma chance com sua audiência(não dá para pedir para  as pessoas voltarem outro dia para você apresentar de novo ).
Algumas pessoas criticam o Power Point dizendo que ele é o culpado por reuniões chatas e maçantes! Você vê um programa de TV ruim e coloca a culpa na sua TV de LCD? Acredito que não. Bem segue abaixo algumas dicas para uma boa apresentação espero que todos gostem e principalmente que usem!
  • Power Point não é Teleprompter:
Não leia o que está escrito, melhor não escreva muito se a sua estrutura de Slde é tópico 1 , subtópico 1 2 e 3, é hora de repensar suas ideias! Pense assim se era simplesmente para ler o que está escrito faça copias do texto proposto e distribua a todos. Ao ler seus slides você faz o que é mais fácil para você e mais chato para sua audiência e que é pior para sua ideia ou produto, sendo assim na duvida não leia.

  • Faça slides não relatórios:
Aproveitando o gancho da dica anterior, uma maneira de não ler é não escrever muito, lembre-se do ditado “Uma imagem fala mais que mil palavras” use imagens, são cognitivamente mais fáceis de lembrar, também ao usar muito texto você terá que diminuir o tamanho da fonte o que pode ser um problema para quem sentar-se  mais ao fundo o não enxerga tão bem.

  • Papel primeiro computador depois:
Como assim? Simples comesse criando um roteiro do que você quer, como você vai passar uma ideia se nem você mesmo sabe qual  é ao certo! Nesta etapa você também pode criar uma história para passar sua ideia, lembre-se que á mais fácil lembrar de uma boa história do que um monte de números, porcentagem, gráficos e tabelas animadas.

  • Chame a atenção, depois a prenda:
Tente se lembrar da ultima apresentação de Power Point que você viu? Muitas pessoas só de olharem a tela já tem a impressão de que serão horas de chatices e blá blá blás(e estão certos em muitos casos), sendo assim o inicio de sua apresentação é importantíssimo chamar a atenção! Conte uma pequena história, use uma metáfora, faça analogias, mas acorde sua audiência para que eles não durmam realmente.

  • Quando quer algo bem feito faça...
Eu sei você não gosta muito de computadores, certo? Mas ao fazer uma apresentação você deve no mínimo participar do processo de criação (caso não seja você mesmo o criador), vale relembrar que você irá a frete falar e a apresentação vai ser o seu apoio e não o contrario. Sendo assim quando aparecer uma zebra de bolinhas na tela você tem que saber exatamente o que ela significa para aquele contexto e não sua secretária, filho, irmão, marido ou qualquer outra pessoa que ajudou fazendo a apresentação.

  • Use telas de descanso  e transição:
Durante sua apresentação coloque telas com o logo ou a ideia principal para servirem de tela de descanso para aqueles momentos em que você vai falar mais ou fechar uma ideia, outra ideia bem útil é a de telas de transições, vou explicar, durante a fases da apresentação suas ideias e argumentos vão seguir uma sequencia lógica perfeitamente simples de acompanhar certo? Errado na maioria dos casos e sem uma ajuda do apresentador as pessoas perdem o fio da meada lá por volta do quinto ou sexto slide ai é que entra o slide de transição quando você “muda de assunto” você mostra um slide de transição para mostrar que a ideia central é a mesma apenas o subtópico é que mudou.

  • Menos é mais:
Aqui fica a ultima dica, depois de terminada a criação da apresentação volte ao inicio e apague o máximo de informação possível (imagens, textos, transições e animações), lembre-se você quer passar uma ideia, ou seja, você quer que sua audiência saia com uma ideia fixa na cabeça! Então apague o máximo de coisas possíveis, diminua  o ruído para que a informação chegue limpa a sua audiência.


Até mais! Valeu :-)

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